EDP • Energia da Língua Portuguesa

Desenvolvemos (em colaboração com a Lukso e a Casa de Eventos) a direção de arte do conteúdo interativo produzido para a exposição sobre rodas “Energia da Língua Portuguesa”. Apresentada pela EDP, empresa que atua nas áreas de geração, distribuição, comercialização, transmissão e soluções em energia, a mostra contou com diversas atividades relacionadas ao nosso idioma. A inauguração oficial ocorreu no dia 22 de julho de 2017, no Parque Ibirapuera. Logo após, seguiu para a FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty) e mais 18 cidades de oito estados do País, recebeu mais de 22 mil visitantes.

Caminhão da Exposição Itinerante no Parque do Ibirapuera em São Paulo
Direção de Arte para conteúdo interativo da exposição “A Energia da Língua Portuguesa”
Atendente recebe visitantes durante a FLIP de 2017

Utilizando a estrutura móvel de um caminhão, a mostra tinha ao todo 300m2 e permitiu que os visitantes conhecem mais sobre os países que falam a língua portuguesa, as peculiaridades e diferenças do português falado no Brasil e em Portugal e curiosidades sobre expressões comuns deste idioma, considerado o quinto mais falado do mundo e o mais utilizado no hemisfério sul.

Key Visual para o Conteúdo Interativo
Tela mockup com dados da exposição.

O projeto foi o vencedor nacional do Prêmio Aberje 2018, na categoria Comunicação de Programas, Projetos e Ações Culturais. Trata-se do principal reconhecimento para organizações e profissionais que se destacaram na área da comunicação empresarial, valorizando as melhores práticas de todo o Brasil. 

Algumas repercussões da exposição
CG para vídeos

Atrações:

O espaço interno do Projeto itinerante contou com várias atividades divertidas e interativas com a língua portuguesa:

  • Periscópio – Língua Portuguesa no Mundo, Viva a energia de estar lá: Os visitantes conhecem as dez nações que falam a língua portuguesa por meio da cultura de cada uma. Em um visor 360°, os países da lusófonos podem ser “visitados” através de um mapa-mundi interativo, onde se pode assistir vídeos sobre cada um deles. No chão, como uma rosa dos ventos, haverá o nome de cada país e, na parede, fotos e expressões curiosas deles.
  • Linha do tempo Brasil X Portugal: Nesta estação o visitante terá oportunidade de conhecer mais sobre poemas famosos dos dois países, com acesso as informações dos autores, data, estilo, entre outras curiosidades.
  • Gerador de Sotaques: O visitante pode dublar trechos de poemas com sotaque que escolher: Portugal ou outros estados do Brasil e compartilhar em suas redes sociais
  • Raio-X de Expressões: mostrará e explicará o significado de expressões que utilizamos no dia a dia: bicho de sete cabeças; as paredes têm ouvidos; pôr a mão no fogo e tantas outras.
  • Soletrando: o visitante terá que soletrar palavras da nossa língua, selecionadas aleatoriamente por uma vending machine. Se acertar, ganha um brinde.
  • Recite seu Poema: Para sair do caminhão, teremos captação dos convidados recitando um poema. Esses fragmentos se tornarão um vídeo que será postado nas redes sociais da EDP.
Tela de Entrada do Periscópio
Visor da atração Periscópio
Criança utilizando o Periscópio
Interface da atração interativa Soletrando
Interface da atração interativa Soletrando
Crianças brincando com a atração Soletrando
Interface da atração interativa Gerador de Sotaques
Interface da atração interativa Gerador de Sotaques
Interface da atração interativa Gerador de Sotaques
Visitante usando o Gerador de Sotaques
Interface da atração interativa Raio-X de Expressões
Visitante utilizando a atração “Raio-X de Expressões”